Clique para escolher a página

Josephine Garis O processo de higienização de louças e utensílios através de máquinas remonta mais de um século. Josephine Garis, nascida em Ashtabula County, Ohio, em 08 de março de 1839, foi a inventora da primeira máquina de lavar louças. Viúva aos 44 anos e em situação financeira precária, Josephine então se vê impulsionada pela ideia de ganhar algum dinheiro.

Cansada de ver seus empregados estragando seus pratos chineses enquanto os lavava manualmente e sem vontade alguma de fazê-lo ela própria, resolveu então desenhar em um pedaço de papel um esboço do que seria posteriormente uma lavadora de louças. Seu projeto previa um compartimento de arame em que os pratos eram colocados inclinados, um a frente do outro, uma tanque de cobre e um motor (alimentado manualmente) bombeava os primeiros jatos de água quente com sabão para a lavagem e oura água limpa igualmente aquecida, sobre os pratos, para o enxágue. Os pratos seriam deixados para secar a partir de seu próprio calor no dispositivo, para posteriormente estarem limpos e prontos para serem reutilizados.

No dia 28 de dezembro de 1886, Ela obteve uma patente dos Estados Unidos por sua invenção, que recebeu o código US Patent # 355139. Josephine nomeou empresa de Garis-Cochran, e contratou Tait Manufacturing em Decatur, Illinois, para produzir as primeiras máquinas de lavar louças para ela. Em 1897, os negócios eram suficientes para superar a fábrica contratada e obrigou-a a abrir sua própria fábrica em uma escola abandonada com 3 funcionários apenas. Ela renomeou a empresa para “Crescent lavar Machine Company de Cochran,”.

Joshepine esteve à frente de sua companhia até falecer em 03 de agosto de 1913, vítima de um acidente vascular cerebral. Ela foi sepultada no Cemitério Graceland em Shelbyville, Illinois.

Em 1916 a Companhia Hobart adquire os direitos à sua empresa fabricante de máquina de lavar louça, posteriormente a Hobart mudou o nome para KitchenAid.

A casa onde Joshepine morava manteve-se em pé até o ano de 2007.

 

Clique nas imagens abaixo:


desenho josephine
modelo 1886 patente
modelo comercial selo postal